Tuesday, June 14, 2016

Profissão: intérprete - tradução simultânea

(Intérpretes Profissionais, ligue 11 9 9934 4647 operadora Vivo com whatsapp ou envie e-mail para vhaynes@gmail.com. Trabalhamos em todo o país).

Será que a profissão de intérprete vai desaparecer no futuro? Hoje traduzi um evento muito interessante, onde o key-note speaker foi o Dr. Kristian Hammond da Narrative Sciences, especialista em inteligência artificial.

Dr. Kristian Hammond, também conhecido como  Kris, Phd é o Cientista Chefe na Narrative Science Inc. Dr. Hammond trabalhou na  Media River Inc. (que foi Intellext Inc.) e que co-fundou em 2003. Ele também trabalhou como Chief Technology Officer na Narrative Science Inc.  Foi Diretor do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade de Chicago e fundador deste mesmo laboratório. Ele esteve em São Paulo e deu uma palestra muito interessante da Casa Itaim na Rua Clodomiro Amazonas, num evento KES. 

No final da palestra perguntei para ele se no futuro a profissão de intérprete iria terminar por conta do avanço da inteligência artificial. Ele respondeu que não, pois as máquinas não tem o que ele chama de *conhecimento profundo*, ou *deep understanding*, ou seja, elas não tem justamente a capacidade de *interpretar*. Se você fala *Eu adoro São Paulo* ou se você fala de forma irônica *Eu adoro São Paulo*, uma máquina nunca vai entender a ironia ou a piada. Graças a Deus, nossa profissão está garantida por muito tempo !!!


Dr Kristian Hammond em São Paulo 

No comments:

Translate